BLOG - IEJA

Presidente do STJ propõe mediação                     e conciliação para atender a demandas no pós-pandemia

Presidente do STJ propõe mediação e conciliação para atender a demandas no pós-pandemia

09/12/2020

“Se nada for feito, vamos assistir a um aumento na curva do gráfico de ações judiciais distribuídas em temas como cancelamento de voos, planos de saúde, direitos trabalhistas e insolvência de empresas”, alertou nesta terça-feira (8) o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, ao defender o incentivo aos métodos alternativos para a solução de conflitos no pós-pandemia, em 2021. Ele participou da segunda edição do seminário Supremo em Ação: Diálogo entre os três poderes pela retomada econômica do Brasilevento promovido em Brasília pelo Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados.

 

Judiciário impede

Judiciário impede "orgia legislativa", afirma Fux

09/12/2020

O presidente do STF (Superior Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, disse que o Poder Judiciário tem dado “segurança jurídica” ao país e evitado uma “orgia legislativa”.

 

Guedes diz que o Brasil vai ser

Guedes diz que o Brasil vai ser "destruído" pela "indústria de precatórios"

09/12/2020

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta 3ª feira (8.dez.2020) que o Brasil vai ser “destruído” pela “indústria de precatórios” –que são as dívidas federais que o STF (Supremo Tribunal Federal) mandou o governo pagar. Segundo ele, essas despesas estão subindo em ritmo acelerado, acima dos gastos com saúde e educação, por exemplo.

Ministro Luiz Fux diz que compromisso com a Constituição é a

Ministro Luiz Fux diz que compromisso com a Constituição é a "maior ajuda" do Judiciário aos demais poderes

09/12/2020

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, declarou nesta terça-feira (8) que a maior ajuda que o Poder Judiciário pode dar aos demais poderes é "manter o compromisso de respeitar a Constituição".

 

Brasil tem capacidade técnica para fazer escolha sobre medicamentos, diz vice-PGR

Brasil tem capacidade técnica para fazer escolha sobre medicamentos, diz vice-PGR

05/10/2020

Humberto Jacques participou de seminário para discutir princípio da precaução na área da saúde e regulamentação das vacinas contra covid-19

Presidente do STJ participa de seminário sobre regulamentação da vacina da Covid-19

Presidente do STJ participa de seminário sobre regulamentação da vacina da Covid-19

05/10/2020

"O Judiciário está alerta, vigilante e preparado para enfrentar o momento atual da pandemia, e também o momento futuro, no pós-pandemia", declarou o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, ao abrir seminário sobre os principais desafios jurídicos na área da saúde em meio ao desenvolvimento de vacinas e medicamentos contra o novo coronavírus.

Ibrachina formaliza parceria com o Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados - IEJA

Ibrachina formaliza parceria com o Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados - IEJA

07/07/2020

Ibrachina formaliza parceria com o Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados – IEJA

"O Supremo e o Parlamento" é tema do primeiro painel do seminário do IEJA

10/12/2019

Promovido pelo Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados (IEJA), o seminário Supremo em Ação reuniu autoridades do Executivo, Judiciário e Legislativo, na última terça-feira (10), para discutir sobre a importância do diálogo entre os poderes. O primeiro painel do encontro teve como tema “O Supremo e o Parlamento” e contou com a participação do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski; do Primeiro Vice-Presidente do Senado Federal, Antonio Anastasia; do Advogado-Geral da União, Ministro André Mendonça; e do Subprocurador-Geral da República, Brasilino Pereira dos Santos.

Presidente do STF abre primeiro seminário do Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados

Presidente do STF abre primeiro seminário do Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados

10/12/2019

O Seminário Supremo em Ação aconteceu terça-feira, 10 de dezembro de 2019, em comemoração ao Dia da Justiça. A abertura no encontro contou com o discurso do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Dias Toffoli, e Coordenadora Acadêmica do Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados (IEJA), Fabiane Pereira de Oliveira, que destacou a importância do diálogo nas tomadas de decisões do país. Segundo ela, “não há democracia sem diálogo entre os Poderes”. O evento debateu o papel do Judiciário no diálogo entre os poderes e como estabilizador da democracia no País.